As autoridades brasileiras fecharam o principal estádio para os Jogos Olímpicos 2016, devido a problemas na cobertura, disse o prefeito do Rio de Janeiro na terça-feira. 

Eduardo Paes esclareceu que foi procurado pelo consórcio que terminou a construção do estádio e que lhe foi apresentado um relatório a mostrar que esse risco existe.

«Fui procurado no fim da semana passada pelo consórcio responsável pela construção do Engenhão. Eles vêm acompanhando a situação da cobertura desde o início. Esse monitoramento tem sido feito pelo próprio projetista da cobertura. Já havia tido uma segunda opinião da cobertura. E me informaram que a mesma tinha problemas estruturais de projeto. Perguntei se esses problemas representavam risco para os torcedores. E a resposta foi "sim", dependendo de determinadas circunstâncias como velocidade do vento e temperatura. Independentemente disso, existia o risco. Não sei dizer a proporção. Diante desse fato, tomei a decisão de interditar o estádio imediatamente até que tivéssemos maiores detalhes para a solução que pode ser dada», explicou, em conferência de imprensa.

O Estádio foi construído para receber os Jogos Pan-Americanos em 2007, pelo que por ser um projeto novo estranha-se estes problemas estruturais.

O recinto é a casa do Botafogo, mas é também o local onde jogam Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, este último apenas quando disputa os dérbis da cidade.

A solução encontrada para os jogos desta quarta e quinta-feira foi transferir as partidas para São Januário, o Estádio do Vasco da Gama.

Assim sendo, o encontro Fluminense – Macaé (quarta-feira) e o encontro Flamengo Friburguense (quinta-feira) serão disputados em São Januário por decisão da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

Recorde-se que o Estádio Engenhão está destacado para acolher provas dos Jogos Olímpicos de 2016.

O estádio não será usado para a Taça das Confederações em junho ou no Mundial 2014.  Conhecido localmente por "Engenhão", devido à localização no bairro de Engenho de Dentro, o estádio abriu em 2007 e já foi considerado um dos mais modernos da América Latina. 

As autoridades planeavam aumentar a capacidade do estádio para os Jogos Olímpicos, atualmente fixada em 47 mil pessoas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.