Portugal já garantiu três vagas na vela para os Jogos Olímpicos de 2016 mas ainda poderá ter mais velejadores no Rio 2016. Sara Carmo e Matilde Pinheiro de Melo vão tentar a qualificação para as Olimpíadas do próximo ano, na classe 470.

Dedicando quatro horas por dia a treinar, as duas velejadoras vão aprimorando as técnicas na baía de Cascais onde preparam a participação no Campeonato do Mundo de vela que decorrerá de 10 a 17 de outubro em Haifa, Israel.

Em conversa com o SAPO Desporto, Sara Carmo, de 30 anos e Matilde Pinheiro de Melo, de 22, explicaram os objetivos a curto e médio prazo, falaram da sua paixão pela vela, das dificuldades que enfrentam para praticar uma modalidade dispendiosa e com poucos apoios, e ainda da sua relação na embarcação.

Antes de se juntarem na classe 470, Sara e Matilde passaram pelas classes Optimist, Laser 4.7, Match Racing, IRA, Europe, Laser Radial onde, juntas somaram nove títulos nacionais.

Sara Carmo, arquiteta e velejadora, e Matilde Pinheiro de Melo, estudante e velejadora, terão no próximo mês de outubro uma das hipóteses de se juntarem a José Costa e Jorge Lima na classe 49er e Rui Silveira e Gustavo Lima na classe laser (só há vaga para um) como representantes de Portugal na vela, no Rio2016. Caso não consigam, em março de 2016 haverá nova oportunidade, agora no troféu Princesa Sofia, em Espanha.