O Comité Olímpico Internacional (COI) desqualificou hoje a halterofilista ucraniana Yulia Kalina dos Jogos de Londres2012, retirando-lhe a medalha de bronze então conquistada, por ter acusado o uso de doping.

A atleta, que concorreu na categoria de -58 quilos, acusou turinabol, um derivado da testosterona, comprovado pelas análises efetuadas durante a sua participação no certame londrino.

"Karina deverá devolver a medalha de bronze, o diploma e o pin que lhe foram entregues”, refere um comunicado do COI, que solicitou ainda à Federação Internacional de Halterofilismo que “modifique os resultados da competição”.

Assim, o terceiro lugar e respetiva medalha de bronze serão atribuídos à tailandesa Rattikan Gulnoi, que acumulou um total olímpico de 254 quilos, menos um do que a ucraniana.

O mesmo comunicado refere que o resultado positivo de Kalina foi descoberto graças às análises recolhidas em Pequim2008 e Londres2012, com recurso às novas ferramentas de análise e investigação, que hoje permitem detetar substâncias proibidas que passaram despercebidas.