Depois de fazer história na terça-feira, ao tornar-se na primeira nadadora portuguesa a chegar a umas meias-finais em Jogos Olímpicos, com o tempo de 2.11,45 no terceira 'heat' de qualificação, em que ficou no 5.º lugar, Ana Catarina Monteiro fez um tempo ainda melhor na sua semi-final (2:09.82), voltando a terminar a sua 'manga' no 5.º posto.

A meia-final onde a nadadora de Vila do Conde, de 27 anos, participou foi ganha pela norte-americana Hali Flickinger, com o tempo de 2.06,23 minutos.

A nadadora do Fluvial Vilacondense terminou, ainda assim, a mais de um segundo do recorde nacional (2:08.03), que já lhe pertence, e acabou por ver-se, depois de concluída a segunda meia-final, arredada do acesso à final por escassos 75 centésimos de segundo (a última apurada para a final a fazer o tempo de 2:09.07).

No conjunto das duas meias-finais, Catarina Monteiro ficou com o 11.º tempo. Um 11.º lugar inédito em termos de natação feminina lusa em Jogos Olímpicos e que constitui mesmo a terceira melhor classificação de sempre da natação portuguesa em olimpíadas, só superada por Alexandre Yokoshi, na década de 1980.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.