Na reedição do duelo pela medalha de bronze no Rio2016, as sempre favoritas brasileiras perderam com as canadianas no desempate por grandes penalidades (4-3), após 0-0 no final do prolongamento, e ficaram pelo caminho nos quartos de final, com Andressa e Raffaele a falharem os pontapés decisivos das ‘canarinhas’.

Nas meias-finais, o Canadá vai ter pela frente outro dos candidatos ao ‘ouro’, os Estados Unidos, que também tiveram de recorrer às grandes penalidades para superar o jogo ‘grande’ desta ronda, diante dos Países Baixos, e repetir o triunfo da decisão do Mundial2019.

A holandesa Vivianne Miedema, melhor marcadora do torneio (10 golos), ‘bisou’ na partida, mas Samanta Mewis e Lynn Williams marcaram para as norte-americanas (2-2) e levaram o jogo para prolongamento, que até poderia ter sido evitado, caso Lieke Martens tivesse concretizado uma grande penalidade, que colocaria a seleção 'laranja' em vantagem, aos 81 minutos.

Sem golos no tempo extra, o encontro foi decidido da marca dos 11 metros, da qual as recordistas de ‘ouros’ do torneio olímpico (1996, 2004, 2008 e 2012) tiveram 100% de eficácia e acabaram por vencer por 4-2.

No único jogo dos ‘quartos’ decidido nos 90 minutos, a Suécia, que arrecadou a ‘prata’ no Rio2016, está pela terceira vez nas meias-finais dos Jogos Olímpicos, graças a uma vitória por 3-1 sobre o anfitrião Japão, com Magdalena Eriksson, Stina Blackstenius e Kosovare Asllani a marcarem para as suecas, e Mina Tanaka a assinar o tento das nipónicas.

Para chegar novamente à final da competição, o conjunto nórdico, terceiro colocado no último Mundial, terá de ultrapassar a Austrália, que bateu a Grã-Bretanha por 4-3, após prolongamento.

Um ‘bis’ de Ellen White e golos de Alanna Kennedy e Samantha Kerr motivaram a disputa do tempo extra, durante o qual a inglesa consumou o ‘hat-trick’, ainda assim insuficiente face aos ‘tiros’ certeiros das australianas Mary Fowler e Kerr.

Os jogos das meias-finais do torneio olímpico de futebol feminino estão agendados para segunda-feira.

Devido à pandemia de covid-19, a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão foi adiada para este ano, decorrendo até 08 de agosto, em Tóquio.

Todas as notícias e reportagens sobre Tóquio 2020 acompanhadas ao minuto pelo SAPO Desporto

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.