A portuguesa Jieni Shao vai ser uma das quatro cabeças de série da prova de qualificação olímpica individual europeia de ténis de mesa para Tóquio2020, iniciando a sua competição na quinta-feira em Guimarães.

As adversárias, de entre um lote de 41 atletas, serão conhecidas somente após o sorteio na própria quinta-feira, para um modelo competitivo a disputar em três fases, sendo que a portuguesa que participou no Rio2016 entra diretamente na segunda.

Inicialmente as atletas são distribuídas por 10 grupos de três ou de quatro, sendo que as primeira e segunda classificadas de cada um avançam para o nível seguinte no qual encontram as quatro cabeças de série, perfazendo 24 joadoras.

De quinta-feira à tarde a sábado de manhã a competição decorre em sistema de eliminatórias e as duas finalistas ficam apuradas para Tóquio, sem que o jogo se realize.

As restantes 22 atletas continuam para a fase 3, na tarde de sábado e no domingo, igualmente no sistema de eliminatória até à final que qualifica mais duas, sem jogarem.

Portugal já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos da equipa masculina, o que atribui automaticamente a qualificação de dois atletas para a competição individual.

No setor feminino, Fu Yu está apurada por ter sido finalista nos Jogos Europeus Minsk2019, que venceu.

Em Guimarães, a prova masculina vai dar direito a cinco vagas numa prova com 38 inscritos.