Um jogo 'quente' e renhido pendeu hoje para o checo Tomas Machac, 145.º do 'ranking' mundial, frente ao português João Sousa, 137.º, eliminado na primeira ronda do torneio de singulares masculinos de ténis de Tóquio2020.

João Sousa, de 32 anos, a cumprir os segundos Jogos Olímpicos, perdeu pelos parciais de 7-6 (7-5), 4-6 e 4-6, não conseguindo levar a melhor sobre o jovem de 20 anos, apesar de ter vencido o primeiro 'set', num jogo com duas horas e 34 minutos.

No primeiro ‘set’, o português quebrou primeiro o serviço a Machac, chegando ao 3-1, mas o checo estabilizou e respondeu na mesma moeda e, após mais duas quebras de serviço seguidas, uma para cada lado, forçou o ‘tie break’.

No desempate, a toada equilibrada manteve-se, com o português a resolver a questão a seu favor, por 7-5.

No segundo ‘set’, o jovem tenista da República Checa não perdoou e, logo a abrir, quebrou o serviço do vimaranense, que, com o avançar do jogo, ia protestando cada vez mais, para si e para o recinto.

Um jogo regular de Machac permitiu-lhe segurar a vantagem e fechar por 6-4, lançando a decisão para o terceiro ‘set’, que começou com jogos cautelosos de parte a parte.

Nova quebra de serviço do checo, que fazia voar ases atrás de ases (acabou o jogo com 12), escondendo uma taxa alta de erros não forçados, permitiu-lhe passar para o controlo do jogo, ao ficar a vencer por 3-2 e, pouco depois, por dois jogos de diferença.

Com o português visivelmente irritado em diversas ocasiões, trocando mesmo argumentos com Machac, levou a melhor o checo, que segue em frente, após um jogo renhido, em que conseguiu controlar melhor o nervosismo do que o tenista luso.

O ténis português foi esta edição votado à ‘razia’ na primeira ronda, com João Sousa e Pedro Sousa a caírem na primeira ronda, tanto em singulares como quando fizeram par.

No Rio2016, João Sousa conseguiu chegar à segunda ronda, feito conseguido também em pares, com Gastão Elias, conseguindo o nono lugar no torneio de duplas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.