A Federação Internacional de Judo (IJF) divulgou ontem os inscritos nas 14 categorias de peso para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, numa lista em que Portugal não terá uma equipa mista.

No final da qualificação olímpica, já após os Mundiais de Budapeste, o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Jorge Fernandes, ainda admitiu que a IJF alargasse o número de seleções, mas tal cenário acabou por não se concretizar, como confirmou também hoje à agência Lusa.

"Foi um cenário que acabou por não se verificar", disse o dirigente.

No apuramento olímpico apenas 11 países, além do anfitrião Japão, cumprem o critério de três judocas masculinos nos -73 kg, -90 kg e +90 kg, e três femininos nos -57 kg, -70 kg e +70 kg, nomeadamente Brasil, Canadá, França, Alemanha, Israel, Itália, Mongólia, Países Baixos, Coreia do Sul, Rússia e Uzbequistão.

Portugal e outros oito países conseguiram ter cinco de seis judocas qualificados nas categorias exigidas, com a seleção portuguesa a tentar, sem êxito, nos Mundiais o apuramento de Rodrigo Lopes (-60 kg) ou João Crisóstomo (-66 kg).

A lista dos judocas ontem divulgada, um dia após a data final para os Comités Olímpicos Nacionais confirmarem a redistribuição de lugares vagos, confirma em Tóquio 389 atletas (198 masculinos e 191 femininos), de 127 países dos cinco continentes.

Portugal terá em competição as judocas Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Tal como já se sabia, dos oito judocas lusos três são cabeças de série nos Jogos Olímpicos, casos de Catarina Costa (sétima), e de Telma Monteiro (oitava), campeã europeia em abril, e Jorge Fonseca (segundo), bicampeão mundial em junho.

Catarina Costa surgia no ‘ranking’ como oitava, mas a opção da Federação francesa em levar a Tóquio2020 a campeã europeia em 2020, Shirine Boukli (10.ª), em detrimento de Melanie Clement (7.ª), permite que a judoca portuguesa suba uma posição nos -48 kg.

Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, fecha o lote das oito cabeças de série em -57 kg, categoria que terá em Tóquio a elite, encabeçada pela canadiana Jessica Klimkait, número um e campeã mundial.

Já Jorge Fonseca entra em Tóquio como bicampeão mundial, título conquistado recentemente em Budapeste e que lhe permitiu chegar à segunda posição na hierarquia mundial, atrás do georgiano Varlam Liparteliani, o líder nos -100 kg.

Ainda nos inscritos, o anfitrião Japão é o único país a colocar judocas em todas as 14 categorias de peso, enquanto Rússia, Coreia do Sul, Alemanha, França - com o mais premiado judoca do planeta, o bicampeão olímpico Teddy Riner - e Brasil, terão 13 judocas em competição.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.