Moçambique leva para os jogos olímpicos de Tóquio 10 atletas de seis modalidades e a ambição é, pelo menos, chegar a uma semifinal, disse hoje à Lusa um responsável do Comité Olímpico moçambicano.

"A nossa expectativa é passar as eliminatórias e ver se conseguimos chegar, pelo menos, a uma semifinal, tendo em conta que os Jogos Olímpicos são a seleção do melhor que existe na flora desportiva", declarou Bendito Jonas, Diretor Técnico no Comité Olímpico de Moçambique.

No total de 10 atletas que país vai levar, sete foram qualificados e três seguem para Tóquio na condição de convidados.

As velejadoras Deisy Nhaquile, Maria Machava e Denise Parruque, as pugilistas Rady Gramane e Alcinda Panguane, o canoísta Joaquim Lobo, o judoca Kevin Loforte, o atleta Creve Machava e os nadadores Igor Mogne e Alícia Mateus são os representantes moçambicanos na maior competição desportiva do mundo.

"Com a covid-19, a organização dos atletas foi complexa”, admitiu Bendito Jonas, acrescentando que todos cumpriram isolamento profilático, na Casa Militar, antes de viajarem para o Japão.

Apesar dos desafios, o responsável disse acreditar que os atletas moçambicanos vão conseguir obter bons resultados, colocando, talvez, a bandeira do país onde esteve uma vez, em 2000, quando a moçambicana Lurdes Mutola conquistou a medalha de ouro nos 800 metros em Sydney.

"Os atletas estão motivados e com vontade de competir. Esperamos que tudo corra bem", acrescentou.

Além da medalha de ouro em Sydney, Mutola, agora com 47 anos, conquistou a medalha de bronze em Atlanta1996, além do quarto lugar em Atenas2004 e dos quintos em Barcelona1992 e Pequim2008, quando terminou a carreira.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados em um ano devido à pandemia de covid-19, vão ser disputados entre sexta-feira e 08 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.