Portugal perdeu por 31-30 com o Japão e está fora do torneio olímpico de andebol de Tóquio2020, no qual se estreou em Jogos Olímpicos.

Frente à seleção da casa, os 'Heróis do Mar' acusaram o nervosismo de este ser o encontro decisivo onde se jogava a passagem aos quartos de final e não estiveram ao seu melhor nível na primeira parte. Até estiveram na frente do marcador a abrir, mas o Japão passou para a frente aos 3-2 e Portugal não voltou a liderar nos primeiros 30 minutos.

Os japoneses, bem mais eficazes, chegaram mesmo a ter três golos de vantagem, aos 14-11, mas Portugal ainda conseguiu reduzir os males a fechar o primeiro tempo, com Rui Silva a reduzir para 14-16 em cima do intervalo.

A perder por dois golos de diferença ao intervalo diante de um Japão que precisava de vencer por três para ter hipóteses de seguir em frente (precisava para tal que o Egipto levasse, depois, a melhor sobre o Bahrain), voltaram aos três golos de vantagem nos primeiros minutos do segundo período, chegando aos 19-16. Mas, a partir daí, Portugal reagiu.

Aos poucos foi reduzindo a desvantagem e chegou mesmo ao empate aos 20-20, passando para a frente do marcador logo depois. O Japão quebrou e, a meio do segundo tempo, Portugal vencia por 22-20.

O resultado, porém, estava longe de estar decidido. Os japoneses, apesar de contarem por derrotas os quatro jogos disputados até então, recusavam-se a baixar os braços e empataram a 24. O equilíbrio no marcador foi-se mantendo até aos 28-28, a três minutos do fim, altura em que uma exclusão deixou Portugal reduzido a seis até ao minuto final.

Aí, o Japão aproveitou para se colocar na frente do marcador, com 30-29. Uma liderança que não deixou fugir (triunfando por 31-30), resultado insuficiente para os nipónicos garantirem o apuramento, mas que ditou também o afastamento inglório de Portugal nesta estreia olímpica.

O Bharain, mesmo antes de entrar em campo frente ao Egito, ficou a saber que seria ele a passar aos quartos de final, mesmo tendo sido a única equipa derrotada por Portugal no Grupo B deste torneio olímpico de andebol. Isto porque no confronto a três, Portugal bateu o Bahrain por um golo de diferença, o Japão bateu Portugal também por um golo, e o Bahrain venceu o Japão por dois golos de diferença.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.