O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, entregou hoje aos quatro guineenses que vão participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio a bandeira nacional, salientando o “respeito e admiração” que tem pelos atletas.

“Da minha parte, tenho uma grande admiração, respeito e consideração por vocês”, afirmou Umaro Sissoco Embaló, depois de ter entregado o estandarte nacional a Augusto Midana, nove vezes campeão africano de luta e que esteve presente nos últimos três Jogos.

Na cerimónia, que decorreu na Presidência da República, em Bissau, o chefe de Estado guineense afirmou que agradece em nome de todos os guineenses.

“A bandeira que vos entreguei é de todos os guineenses”, disse, sublinhando que os quatro atletas estão “entre os melhores filhos da Guiné-Bissau”.

Augusto Midana prometeu, em nome dos quatro atletas, “defender sempre a bandeira da Guiné-Bissau”.

A Guiné-Bissau vai participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 com quatro atletas, nomeadamente dois de luta, um de judo e um de atletismo.

A equipa é composta pelos lutadores Augusto Midana, nove vezes campeão africano e presente nos últimos três Jogos, tendo como melhor resultado o sétimo lugar em Londres2012, e Diamantino Fafe, assim como a judoca Taciana Baldé (-48 kg) e o atleta Seco Camará, que vai participar nos 100 metros em atletismo.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este ano devido à pandemia de covid-19, realizam-se de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.