O tenista suíço Roger Federer, que no domingo conquistou pela oitava vez na sua carreira o torneio de Wimbledon, subiu hoje ao terceiro lugar do 'ranking' mundial, enquanto o português João Sousa voltou a cair.

Sousa, que foi eliminado na ronda inaugural do torneio britânico, terceiro ‘Grand Slam’ do ano, pelo alemão Dustin Brown (97.º da hierarquia), perdeu um lugar e passou a ocupar o 63.º posto.

Numa lista que continua a ser liderada pelo britânico Andy Murray, Federer ganhou dois lugares e regressou ao ‘top 3’, enquanto o seu compatriota Stan Wawrinka caiu para quinto.

Nos 10 primeiros, destaque ainda para as subidas do austríaco Dominic Thiem e do japonês Kei Nishikori, que passaram a ocupar os sétimo e oitavo postos, respetivamente, enquanto o canadiano Milos Raonic caiu para o nono.

O búlgaro Grigor Dimitrov ganhou uma posição e passou a fechar o ‘top 10, que já não conta com o francês Jo-Wilfried Tsonga, agora 12.º.

Gastão Elias, o número dois português, deu um ‘trambolhão’ no 'ranking' e passou a ocupar a posição 139, tendo perdido 24 lugares. Pedro Sousa subiu três e segue no 150.º posto.

No 'ranking' feminino, como já era esperado, a checa Karolina Pliskova passou a número um, tornando-se na 23.ª jogadora a liderar a WTA e a primeira do seu país.

Em Wimbledon, apesar de ter sido eliminada na segunda ronda, Pliskova beneficiou da derrota da romena Simona Halep, número dois mundial, para alcançar a liderança da hierarquia.

A ascensão da checa ao primeiro lugar acaba com o reinado da alemã Angelique Kerber, que passou 34 semanas não consecutivas no primeiro lugar.

Michelle de Brito, que falhou a entrada no quadro principal de Wimbledon, saiu do top 200 e caiu para o 317.º posto. A portuguesa perdeu 34 posições.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.