A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto começou com vitória a defesa do título nacional, ao derrotar a Casa Pessoal do Porto do Lobito, por 33-16, na única partida do primeiro dia do 39º campeonato nacional.

As "militares" marcaram até ao intervalo 17 golos, contra 9 das "portuárias", que vêm dar cariz nacional a prova cujo término está previsto para o dia 22 do corrente mês.

Mesmo sem os seus principais esteios (Natália Bernardo, Luísa Kiala, Wuta Dombaxi, Cristina Branco e Liliana Venâncio), o 1º de Agosto conseguiu manter o esquema do grupo que em Junho último disputou o campeonato provincial de Luanda, no qual há muita juventude, e em momento algum viu seu favoritismo ameaçado.

Na segunda parte, como era previsível, as campeãs em título continuaram a demonstrar maior atitude e capacidade técnica, embora as lobitangas procuravam equilibrar numa partida que ficou ainda marcada pela expulsão de Marta Vikuvaia, jogadora da Casa Pessoal, por jogo violento.

À adversária acusou alguma quebra física e não conseguiam concretizar os seus intentos, numa partida em que tiveram Orina Matumona como a mais inconformada, pois fazia várias jogadas rápidas que a tornaram alvo de muitas faltas.

O treinador da equipa rubro-negra, Morten Soubak, teve a oportunidade de utilizar maior parte das 14 atletas, dado que o adversário não dava réplica.

Terça-feira, na segunda jornada, o 1º de Agosto terá pela frente o Progresso do Sambizanga no jogo de cartaz, enquanto a Casa Pessoal do Porto do Lobito folga por imperativo de calendário.