O Petro de Luanda venceu, quarta-feira, a Marinha de Guerra ( 24-20), num jogo equilibrado e de maior cartaz do grupo B, na primeira jornada do 40º campeonato nacional sénior feminino de andebol.

No desafio disputado no pavilhão principal da Cidadela, a equipa “tricolor”, uma das principais candidatas ao título na posse do 1º de Agosto, encontrou dificuldades para impor o seu jogo, dada a prestação positiva defensiva e ofensiva das jogadoras da Marinha de Guerra.

Seis empates foram registados ao longo da primeira parte do jogo, com as atletas da Marinha a obrigarem a formação do Petro de Luanda a redobrar o esforço no sentido de evitar a surpresa na abertura da competição, que termina a 4 de Agosto deste ano, na capital do país.

O Petro de Luanda entrou de inicio com a guarda-redes Ivete Simão, que foi substituída por Teresa de Almeida Bá numa altura em que a Marinha vencia o jogo.

Com a entrada da experiente Bá, a defesa do Petro ficou mais compacta e a Marinha começou a sentir dificuldades para marcar golos, facto que permitiu a formação petrolífera a estar à frente do marcador (12-9) ao intervalo.

A segunda parte da contenda foi pautada pelo equilíbrio e emoção, com as jogadores da Marinha de Guerra Vera Kiala e Alexandra Shumu a destacarem-se.

Na parte final da partida, as jogadoras do Petro de Luanda Suzeth Cazanga e Alexandra Chaca, respectivamente, foram expulsa por indisciplina, mesmo assim a equipa do "eixo- viário" conseguiu gerir bem a vantagem que tinha e venceu o desafio.

Joana Costa, do Petro de Luanda, com sete golos foi a melhorar marcadora da partida.

Na segunda jornada do campeonato, a ser disputada hoje, quinta-feira, o Petro de Luanda vai defrontar a Crisngunza de Benguela, enquanto a Marinha de Guerra vai "baptizar" a estreante EPAL.