O Torneio de apuramento aos Jogos Africanos de 2015, que deveria ser disputado entre 7 e 14 deste mês, em Lusaka (Zâmbia), ficou sem efeito, devido à desistência da seleção sénior masculina de andebol de Moçambique.

Face a essa realidade, Angola sugeriu o acesso administrativo para o evento, previsto para setembro deste ano, em Brazzaville (Congo), já que a formação moçambicana era a única entre as participantes do torneio de Lusaka em condições de disputar a vaga disponível para a zona. Zâmbia e Lesotho seriam as outras seleções.

De acordo com fonte federativa, a Federação Angolana de Andebol fez chegar junto da Confederação Africana (CAHB) a proposta de apuramento direto, pois não estando Moçambique, que poderia eventualmente ser o único a oferecer resistência a Angola, faria pouco sentido deslocar-se a Lusaka para defrontar a Zâmbia e Lesotho.

Em função dos argumentos da FAAND, após confirmação da desistência de Moçambique, o presidente da CAHB, Aremou Mansourou, compreendeu e com o aval do Conselho da instituição continental foi aceite a petição.