A seleção nacional júnior masculina de andebol derrotou nesta sexta-feira a similar da Argélia, por 29-25, em jogo classificativo ao terceiro lugar, disputado no arena Home of Heroes, em Kasarani, arredores de Nairobi (Quénia), palco do Africano que termina sábado, com Egipto-Tunísia, na final.

Com um começo apático e descontrolado, os comandados de Filipe Cruz conseguiram recuperar a tempo de evitar o pior na primeira parte. Os argelinos abriram vantagem nos cinco minutos iniciais (4-0) e até aos 11 os angolanos ainda estavam atrás do resultado favorável (2-7).

A ascensão do “sete” nacional assustou o adversário a partir dos 14 minutos, altura em que a diferença passou de cinco golos de diferença para três (4-7) e desde então tudo mudou até alcançar o empate perto do intervalo (16-16).

Nessa fase complexa, Angola jamais conseguiu ultrapassar no marcador e o empate foi obtido a 10 segundos do fim.

Na segunda etapa, a Argélia perdeu-se, com a organização defensiva montada por Filipe Cruz, inviabilizando as facilidades criadas nos primeiros 30 minutos.

Contrariamente ao período inicial do desafio, nesta fase só deu Angola e as poucas vezes que os argelinos tentaram aproximar-se os angolanos conseguiram “fugir” sempre, tendo confirmado a supremacia a 4 minutos do fim, quando abriu vantagem de quatro golos.  

Só aos 44 minutos, a Argélia voltou a adiantar-se no marcador (22-23) e repetiu o cenário (23-24) aos 45. Três minutos, Angola tomou o comando, forçando “desconto de tempo” ao argelinos, porém sem o efeito desejado, já que Declerck Sibo, autor de nove golos e melhor da partida, acertou a pontaria.

Aos 51, Filipe Cruz chamou os andebolistas e explicou a receita ideal para acabar de vez com o adversário, facto consumado pouco depois (27-24). Desde aí, a Argélia perdeu forças e atirou a toalha ao tapete, num claro sinal do reconhecimento do poder defensivo e eficácia ofensiva (29-25).

Deste modo, a Angola bateu pela segunda vez na mesma prova a Argélia, depois de ter sido superior na fase de grupos (34-30, com 15-15 ao intervalo) e melhorou a posição anterior (4ª), subindo ao último lugar do pódio, enquanto a Argélia deixou a quinta colocação de 2012 e é quarta.

Egipto, Tunísia, Angola e Argélia serão os representantes africanos no Campeonato do Mundo de andebol em juniores masculinos, a disputar-se em 2014, numa noite em que os pupilos de Filipe Cruz saíram do arena Home Of Heroes de Nairobi ao ritmo do sucesso do momento "Be, be, bela".