A equipa do Atlético Sport Aviação (ASA) apurou-se hoje, domingo, para a final do 34º Campeonato Nacional Juvenil Feminino, ao vencer a até então detentora do título, 1º de Agosto, por 23-19.

As "aviadoras" que na véspera haviam afastado da meia-final o Petro de Luanda (29-28), hoje mostraram a sua grandeza ao deixar para traz, contra todas as expectativas, o 1º de Agosto que entrou como a grande favorita para o desafio, que teve como palco o Campo do Catetão.

Apostada na defesa e contra-ataque rápido, a formação do ASA mostrou alguma maturidade na abordagem do jogo bem diferente do que aconteceu na primeira fase da competição.

Com muita fragilidade defensiva, o 1º de Agosto via o seu oponente fugir no placar quando ao intervalo já vencia por 13-9.

Na segunda parte, a equipa do aeroporto esteve sempre ao mais alto nível e consolidou a vantagem até ao final da partida. O Asa vai encontrar na final a formação da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, que venceu por 21-16 o Grupo Desportivo da Epal.

Para a final em masculinos, o 1º de Agosto, detentor do título, garantiu o passe ao vencer facilmente a Escolinha do Namibe por 43-15.

Na outra meia-final em masculinos, o Renascimento do Uíge, uma das grandes revelações da prova, perdeu por 20-26 diante do 4 de Abril da Lunda Norte.

As finais das respetivas competições acontecem segunda-feira no pavilhão anexo da Cidadela com início às 15 horas.