A potência do andebol feminino a nível nacional e internacional foram dois dos fatores que motivaram o português João Florêncio assumir o comando técnico da seleção angolana sénior feminina, afirmou hoje o técnico em declarações à Angop.

O treinador português, que rendeu no cargo o angolano Vivaldo Eduardo, referiu ser um desafio bastante aliciante treinar uma equipa com presença regular nos Jogos Olímpicos e campeonatos do mundo bem como onze vezes campeã africana.

Disse que, muito antes de aceitar o compromisso de vir a Angola, sempre teve informações do combinado nacional, devido a alguma relação de proximidade com alguns técnicos angolanos, assim como por causa da regularidade de equipas nacionais que estagiam em Portugal.

“È um convite que muito me honra, um desafio bastante aliciante, onde tenho a possibilidade de afirmar as minhas ideias e os meus conceitos, assim como estar nos grandes palcos internacionais", referiu.

O técnico português está em Angola desde Setembro deste ano, onde assistiu o campeonato nacional e a Taça de Angola. Deslocou-se ainda à Tunísia onde testemunhou a taça dos clubes campeões que colocou três equipas angolanas no pódio, na qual o 1º de Agosto conquistou o título inédito.

João Florêncio é licenciado em economia e treinador de andebol há mais de 30 anos. Vai cumprir a primeira experiência fora de Portugal, onde o seu primeiro grande desafio é o pré-olímpico, a realizar-se em Março de 2015, em Luanda, cujo o vencedor garante o apuramento aos Jogos Olimpicos2016, no Rio de Janeiro.