A seleção angolana sénior feminina de andebol deixa sexta-feira a cidade espanhola de Bilbau, seguindo para Dinamarca, onde de 5 a 20 de dezembro vai disputar o campeonato do mundo da categoria.

O sete angolano iniciou um estágio na cidade portuguesa de Gaia, onde no centro de alto rendimento trabalhou a componente física.

Em território espanhol, o combinado angolano participou do Torneio das Quatro Nações, onde perdeu com a anfitriã por 27-37 ( 11-20 ao intervalo), novo desaire desta com a Dinamarca por 17-28 ( 11-12) e encerrou a sua prestação com uma vitória frente à campeã africana Tunísia por 27-22 ( 16-14).

Angola está enquadrada no grupo B, com as seleções da Suécia, com quem joga na estreia, China, Polónia, Cuba e Holanda.

O objetivo na prova mundial passa pela melhoria da 14ª posição, obtida em 2013 no campeonato do mundo disputado na Sérvia, quando a equipa angolana era orientada por Vivaldo Eduardo.

Composição da Seleção nacional de Angola: Cristina Branco, Isabel Guialo, Lurdes Monteiro, Wuta Dombaxe, Elizabeth Cailo, Juliana Machado, Elizabeth Viegas, Liliana Venâncio, Natália Bernardo (1º de Agosto), Ivete Simão, Teresa Almeida, Azenaide Carlos, Vilma Nenganga, Magda Cazanga, Luísa Kiala, Marta dos Santos (Petro de Luanda), Janeth dos Santos e Matilde André (Progresso do Sambizanga).