O técnico da seleção angolana de andebol, João Florêncio, mostrou-se confiante na qualificação das angolanas para os Jogos Olímpicos a ter lugar no Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

Falando à imprensa no pavilhão anexo a Cidadela, após o treino desta segunda-feira que visou o aprimoramento das estratégias de ataque e defesa da formação angolana, o selecionador disse que o estágio correu bem, tendo sido concluído com uma partida diante de uma formação alemã.

“Conseguimos atingir o nível que a equipa que está habituado“, disse.

Dai considerar que a equipa encontra-se e motivada psicologicamente, tendo acrescentado que a grande finalidade na participação no torneio é garantir a passagem ao Brasil palco da competição dos Jogos Olímpicos.

Disse ainda querer a ajuda do público, por isso pediu uma presença massiva no Pavilhão durante os dias da competição.

Na Holanda, as comandadas do João Florêncio efetuaram três jogos amistosos : Nos dois primeiros encontros, as angolanas perderam com Dalfesen, por 26-36, e venceram a seleção Esperança deste país por 32-23.

No último amigável a selecão angolana suplantou o Oldeburg, da 1ª liga da Alemã, por 37- 35.

A estreia das angolanas no torneio acontece dia 19, diante do Senegal, seguindo-se com RDC e encerra dia com a Tunísia.

Seleção trabalha defesa e ataque depois do regresso da Europa

A seleção angolana sénior feminina de andebol trabalhou na tarde desta segunda-feira, no pavilhão anexo da Cidadela, a defesa e o ataque, depois do regresso da Europa, onde esteve a estagiar, tendo em vista o torneio pré-olímpico a decorrer em Luanda de 19 a 21 deste mês.

Com um grupo de dezoito jogadoras e depois de cumprir um dia de folga para o convívio com os seus familiares, hoje as comandadas de João Florêncio trabalharam no anexo, visto que o pavilhão principal está a receber algum tratamento no piso.

Bastante animada a sessão de hora e meia, as jogadoras mostravam-se motivadas, com muita entrega e determinação, tendo em vista a conquista da prova que irá garantir uma vaga para o representante africano nos jogos do Rio 2016.

Estão ao serviço da seleção nacional as seguintes jogadoras: Maria Pedro, Teresa Almeida, Ivete Simão (guarda-redes), Elizabeth Cailo (ponta esquerda), Wuta Dombaxi (Universal), Lourdes Monteiro (Universal), Lizandra Salvador (Lateral), Delfina Mungongo (Central), Ríssia Oliveira (Pivot), Luísa Kiala (Universal), Azenaide Carlos (Lateral), Marta dos Santos (Ponta esquerda), Natália Bernardo (Central), Matilde André (Ponta direita) e Rossana Quitongo (Central).