A temporada angolana de andebol abre sábado, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, com a disputa da sétima edição da Supertaça, que este ano passa a se denominar Francisco de Almeida, em memória ao antigo presidente da Federação Angolana de Andebol.

A competição irá opor as formações do Petro de Luanda campeã nacional e vencedora da Taça de Angola, frente ao 1º de Agosto, finalista derrotada da última edição na classe feminina.

Já em masculinos, o 1º de Agosto, campeão nacional, vai jogar diante do Interclube, vencedor da Taça de Angola.

Os jogos vão decorrer no pavilhão do Benfica, sendo o primeiro jogo em masculinos às 18h00, hora de Angola, e o segundo uma hora mais tarde, entre as formações do Petro de Luanda e do 1º de Agosto.

Quinta-feira, as quatro equipas envolvidas voltaram a treinar pela última vez em Luanda, e a viagem para o palco da competição acontece hoje (sexta-feira) às primeiras horas.

Dois treinadores vão fazer a sua estreia no evento, o português João Florêncio no 1º de Agosto em feminino e António Costa na formação do Inter clube. Eles rendem no cargo Paulo Pereira e José Pereira "Kidó, respetivamente.

Esta será a primeira vez que a prova é jogada fora de Luanda, numa organização conjunta da Federação Angolana de Andebol (FAAND) e da Associação Provincial de Andebol do Kwanza Sul.

Com a disputa da supertaça, seguem-se os campeonatos provinciais, taça de Angola e campeonato nacional.