As equipas do ABC, campeã em título, Amarante, Picos e Garridos apuraram-se esta quinta-feira para as meias-finais do campeonato de Cabo Verde em andebol sénior feminino, prova que decorre na ilha de São Vicente.

As meias-finais disputam-se esta sexta-feira, à partir das 19:00 (hora local) no Polivalente Município de Oeiras com o seguinte quadro de jogos: ABC – Garridos (19:00) e Amarante – Picos (20:00).

Nos jogos de quinta-feira, 05, pontuáveis para a 3ª e última jornada da fase de grupos, o ABC derrotou Picos por 37-18, com 17-12 ao intervalo, para o Grupo A, ao passo que o Amarante venceu o Palmeira por 33-23, com 13-09 ao intervalo, para o Grupo B.

A final disputa-se no sábado, 09, entre as duas formações vencedores dos encontros das meias-finais.

Na classificação final da primeira fase, no Grupo A a equipa do ABC classificou-se na primeira posição com seis pontos, seguida de Picos, com quatro, e Super Estrelas, com dois pontos.

No Grupo B, liderou o Amarante, com seis pontos, seguido de Garridos, como quatro pontos, e Palmeira, com dois.

O campeonato de Cabo Verde de andebol em sénior feminino traz como novidade, segundo Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), o estabelecimento de um “ranking”, modelo que vai permitir às equipas que não se qualificarem para as meias-finais continuar na prova para definição de uma classificação final.

Essa lista, segundo o presidente da FCA, Nelson Martins, pode influenciar em próximos campeonatos nacionais em caso de desistências.

Até sábado, 09, Mindelo, com efeito, é a capital cabo-verdiana do andebol feminino, já que junta as melhores equipas de Cabo Verde da actualidade, no Polivalente Município de Oeiras, de onde vai sair consagrada a próxima equipa campeã de Cabo Verde.

As seis equipas, na primeira fase, foram divididas em dois grupos de três, cada, sendo Super Estrelas (Santo Antão), ABC (Santiago Sul) e Picos (Santiago Norte), no Grupo A, e Garridos (Santiago Sul), Palmeira (Sal) e Amarante (São Vicente), no Grupo B.