O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) acredita que o país “ganhou" a sua seleção, apesar das equipas seniores masculinas e femininas terem falhado a qualificação, no Senegal, para os Jogos Africanos de 2015, em Brazzaville, Congo.

José Eduardo dos Santos disse que as equipas deixaram boa imagem no torneio, por entender que as concorrentes apostaram forte na competição, lamentando, entretanto, que a seleção masculina “não se tivesse qualificado pelo factor casa”, ante o Senegal, numa partida “disputadíssima”, que terminou com a derrota de dois golos.

“Nunca o Senegal foi afrontado dentro da sua própria casa”, desabafou o líder federativo, anotando que, pela primeira vez, a seleção masculina de andebol do Senegal, considerada a mais forte da Zona II, correu sérios riscos de falhar a qualificação no seu próprio reduto.

José Eduardo dos Santos manifestou “alguma esperança” da seleção masculina qualificar-se para o Congo Brazzaville de Setembro próximo, pois espera que uma segunda equipa da Zona II venha a ser repescada para esta montra do futebol africano.

Afirma mesmo que Cabo Verde vai continuar a trabalhar para poder dominar a Zona II a partir de 2020 e, ao mesmo tempo, tornar-se numa das melhores de África.

A seleção masculina encerrou, sábado, a sua participação no Torneio da Zona II do Senegal, com duas vitórias e uma derrota pelo que ficou às portas da qualificação, sendo ultrapassada na corrida pelo combinado do Senegal, no seu terceiro e último jogo da prova.

Cabo Verde venceu a Guiné Conacri por 31-23, bateu a Guiné-Bissau por 42-22, sendo que no jogo decisivo foi derrotado por 29-27.

A nível feminino, Cabo Verde estreou-se com uma derrota (16-36) ante as anfitriães do Senegal, venceu a Guiné Conacri por 24-23, para no sábado terminar a sua prestação com uma derrota de 20-25 com o Mali.

De acordo com o regulamento da prova, a seleção do Senegal foi a única equipa masculina apurada para os Jogos Africanos a serem disputados Setembro próximo em Congo Brazzaville, enquanto em feminino, Senegal e Mali ocuparam as duas vagas que estavam em jogo.