A fase preliminar do campeonato de Cabo Verde de andebol arranca sexta-feira, na Cidade da Praia, envolvendo as equipas campeãs regionais de São Nicolau, Santo Antão, Sal, Tarrafal de Santiago, Santiago Sul, Fogo, Boa Vista.

A prova vai ser disputada, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, tanto nos escalões masculino como em feminino, mas sem a presença das regiões desportivas que na última temporada classificaram-se para a fase final, já que estes têm assegurado o passaporte para a fase final.

Isto porque, à luz do regulamento federativo, as três regiões melhor classificadas da época passada, representadas pelos clubes melhor classificados nos respetivos campeonatos regionais da presente época, mais os dois finalistas da fase preliminar qualificam-se para a segunda e última fase.

De acordo com o calendário, a prova realiza-se de 11 a 14 deste mês, com o Grupo A masculino a ser constituído pelas equipas do K. Kobra (Fogo), Académica (Boa Vista) e ODERF (Sal), sendo que o Grupo B integra os campeões regionais de São Nicolau (AJAS), de Santo Antão (Rosariense) e de Santiago Norte (Graciosa).

Já a nível feminino, AJATSN (São Nicolau), Rosariense (Santo Antão Norte) e Palmeiras (Sal) estão inseridas no Grupo A, ao passo que Graciosa (Santiago Norte), Xabem (Fogo) e Desportivo da Praia (Santiago Sul) constituem a poule B.

Os dois primeiros classificados de cada grupo realizarão uma eliminatória cruzada a uma mão, sendo o 1º do grupo A defronta o 2º do grupo B, e 1º do grupo B joga com o 2º do grupo A.