A temporada do andebol em Santiago Norte terá início no próximo domingo, 16, com o torneio da Supertaça, disse hoje à Inforpress, Heleno Vicente membro da Associação local desta modalidade.

Este ano vão arrancar as provas, nos escalões sub-19 e séniores, com novas equipas, entre elas seis sénior femininas e cinco masculinos, seis equipas femininas e seis masculinos no escalão sub-19.

Heleno Vicente afirmou também que no ano transato, quando deu início às actividades pela primeira vez, a Associação cometeu algumas falhas devido à inexperiência, mas este ano as coisas serão diferentes e como inovação introduziram a Supertaça e o torneiro de abertura decorre noutros moldes.

“Vamos realizar o torneiro de abertura por eliminatórias e o campeonato será na primeira fase em todos os concelhos e na segunda fase vai centrar-se em Santa Catarina onde existe melhor espaço para a prática desta modalidade”, frisou.

Heleno Vicente indicou ainda que vão estar representados nas competições, os concelhos de Tarrafal, Santa Cruz, Santa Catarina e Picos, ficando de fora os municípios de Calheta São Miguel e São Lourenço dos Órgãos, que ainda não estão organizados.

De acordo com o responsável, este ano vão contar com a participação de equipas de arbitragem de outros concelhos, tendo em conta que o ano passado havia apenas a presença de árbitros de Santa Catarina e de São Salvador do Mundo.

Para esta época desportiva, esperam ainda maior colaboração por parte das Câmaras Municipais no transporte dos atletas, visto que até agora contam apenas com o financiamento da Federação Nacional de Andebol.