O Conselho Disciplinar da Federação Cabo-verdiana de Andebol puniu, com derrota, o clube ABC (Santiago Sul), pelo uso indevido de duas atletas, no campeonato nacional de andebol sub20, que decorreu de 28 a 01 de Julho, na Cidade de Assomada.

Depois da contestação da equipa de Tabanka, alegando que os jogadores que o ABC colocou em campo são nascidos em 1993 e não em 1994, o que vai contra o novo regulamento da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), o Conselho Disciplinar da FCA, que se reuniu na terça-feira, decidiu punir o clube de ABC.

O artigo 3ª da FCA diz que nesta competição podem participar os jogadores nascidos em 1994 ou em anos posteriores.

De acordo com um comunicado a que à Inforpress teve acesso, o clube utilizou nos jogos ABC x Tabanka (1ª jornada) e Rosariense x ABC (2ª jornada), as atletas Romina Fernandes (nos dois jogos) e Yara Rocha (no segundo jogos), ambas atletas nascidas em 1993.

Segundo o comunicado, o clube ABC por ter utilizado de forma irregular as jogadoras e inscrevendo-as na lista de participantes, é punida com falta de comparência nos dois jogos efetuados, ABC x Tabanka (1ª jornada) e Rosariense x ABC (2ª jornada).

Jogos estes que a equipa do ABC venceu e estava a liderar o campeonato a nível feminino, com seis pontos.

Ainda nos termos do regulamento da FCA, o clube ABC vai ter de pagar uma pena de multa de 2500$00 ((22,90 euros) por cada jogador indevidamente utilizado, ou seja, 5.000$00 ((45,81 euros).

Segundo o presidente da FCA, José Eduardo dos Santos, o regulamento foi enviado a todas as associações, no mês de Março, mas, como o ABC diz que não recebeu o documento, aquele responsável anunciou vão apurar o que terá acontecido com o documento.

José Eduardo dos Santos estanhou o facto de numa competição de oito equipas, sete receberam o comunicado, apenas o ABC não o recebeu.

"No primeiro jogo, disseram que não foram avisados, mas no segundo e terceiro estavam conscientes do que estavam a fazer. O Conselho de Disciplina da FCA já emitiu o seu comunicado, atribuindo derrota aos dois primeiros jogos do ABC, o que acaba por atribuir o título à equipa que estaria em segundo lugar, se o ABC tivesse jogado legalmente”, asseverou.

Entretanto, o treinador do ABC, Ima Graça, disse que já recorreram ao recurso, para contestar essa decisão do Conselho disciplinar da FCA.

"Nós não temos nenhum comunicado da federação que diz que só se aceitam atletas nascidas a partir de 1994. A própria associação de Santiago Sul já enviou uma nota, a dizer que não tem conhecimento desse pormenor e que o documento já está nas mãos da FCA. Já metemos o recurso e é por isso que hoje jogamos”, afirmou, acrescentado que as duas atletas jogaram na Praia e que se de facto as atletas estão numa situação irregular nesta competição, também nem a competição regional tem validade.

José Eduardo dos Santos assegurou que já receberam o recurso e que a FCA pronunciar brevemente sobre o assunto.