As equipas de Intercutelo em femininos e Fidjus de Tabanka em masculinos são as representantes de Santiago Norte nos campeonatos cabo-verdianos de andebol, que arrancam sexta-feira no Mindelo, São Vicente.

Em declarações à Inforpress, a capitã da formação Intercutelo, Ródia Barros, afirmou que a equipa segue sexta-feira para São Vicente, com a ambição de vencer todas os jogos desta fase preliminar.

Apesar de a equipa ser constituída, na sua maioria, por atletas que participam pela primeira vez em competições do género, Ródia Barros prometeu que o coletivo vai se empenhar “o máximo” para alcançar o objetivo.

Por sua vez, o capitão do Fidjus de Tabanka, Olívio Tavares, disse à Inforpress que a equipa, que participa pela primeira vez num campeonato de Cabo Verde, tem estado a «dedicar-se muito» com o objetivo de conquistar o título de campeão.

Lamentou, entretanto, que a equipa esteja com dificuldades em conseguir apoio para custear a alimentação dos atletas durante os dois dias de permanência em São Vicente, conforme decisão da Federação da modalidade, que suporta as despesas de alojamento.

Fidjus de Tabanka parte também sexta-feira para São Vicente, devendo disputar o primeiro jogo da fase preliminar com o Rosariense, campeão de São Antão, e no sábado enfrenta o Batuque, representante de São Vicente.

As fases preliminares dos campeonatos de andebol séniores masculino e feminino decorrem nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Mindelo, Praia e Sal, estando a fase final da prova agendada para os dias 03, 04 e 05 de agosto, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na capital de Cabo Verde.