Ruben Sança, maratonista internacional cabo-verdiano com residência fixa nos Estados Unidos, é uma das figuras do campeonato de Cabo Verde de atletismo, que se realiza sábado e domingo na ilha do Sal.

Recordista cabo-verdiano dos cinco mil metros, Ruben Sança vai competir com os melhores do país, para melhorar a sua marca, mas não terá classificação já que não participou nas provas regionais.

Promovida pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo, os VII Campeonatos de Cabo Verde de Atletismo realizam-se na única pista de Tartan em Cabo Verde, implantada no Estádio Municipal Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

Segundo o secretário-geral da Federação cabo-verdiana da modalidade, a prova conta com o concurso dos atletas campeões regionais em representação de quase todas as ilhas, à exceção do Maio, a única região desportiva que não realizou o campeonato regional.

De acordo com a organização, a prova será disputada nas disciplinas de velocidade (100, 200 e 400 metros), masculinos e femininos, meio fundo (1.500 e 5.000 metros), salto em comprimento, salto em altura e lançamento de pesos.

Para este evento, que vai ter como palco pelo terceiro ano consecutivo a ilha do Sal, a organização conta com a participação de aproximadamente 100 atletas em representação das regiões desportivas de Santo Antão (Norte e Sul), São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Santiago (Norte e Sul), Fogo e Brava.

Sob o lema “Formar campeões para cidadania e vida saudável”, este sétimo campeonato de Cabo Verde de pista ao ar livre tem assegurado o concurso dos melhores atletas do país.