A seleção de Cabo Verde de andebol de sub-19, em feminino, parte esta sexta-feira para Abidjan (Costa do Marfim), para participar no 24º Campeonato Africano das Nações Júnior Feminino, a realizar-se de 4 a 11 de setembro.

A seleção cabo-verdiana tem estreia agendada para segunda-feira diante da congénere da República Democrática do Congo, sendo que logo no dia seguinte enfrenta Angola, seguindo-se duelos com Mali e com o Egipto.

Cabo Verde realiza o seu quinto jogo consecutivo no dia 8 e termina a prova no sábado diante da Argélia.

O seleccionador nacional Jean Pierre Spencer, que partilha a equipa técnica com Manuel Vieira “Nelinho”, disse que o conjunto africano tem vindo a privilegiar a formação do bloco defensivo e o sistema atacante, de forma a estar bem afinado para enfrentar equipas “bem mais fortes”.

Pierre Spencer revela que a equipa técnica trabalhou bastante o 3x2x1 e o 3×3 e que, conforme for a qualidade e a forma de jogar das equipas adversárias, irá optar pelo sistema mais adequado em prática, como estratégia para criar superioridade numérica em relação aos adversários.

Jean Pierre é perentório ao afirmar que Cabo Verde parte para Costa do Marfim “com humildade e respeito” para com todas as equipas em jogo, mas promete entrar em campo com determinação para vencer e tentar alcançar o pódio.

Isto por entender que Cabo Verde já está num patamar de jogar pela melhor qualificação possível, em todas as competições e esquecer de vez jogar para ganhar experiência.

Opinião corroborada pela capitã Jossiany Oliveira, para quem a equipa está “confiante” porque as jogadoras já assimilaram a forma de jogar de cada uma das convocadas para poder alcançar uma boa participação nesta prova internacional.

Cabo Verde viaja para Abidjan com uma seleção constituída por 16 atletas, selecionadas após uma prospecção nas regiões desportivas de Santiago Norte, Santiago Sul, São Vicente e Santo Antão.