O 1º de Agosto revalidou este domingo, em Luanda, o título do campeonato angolano de atletismo júnior, em masculinos, disputado na pista do estádio dos Coqueiros, ao totalizar sete (7) medalhas de ouro, duas (2) de prata e igual número (2) de bronze.

Tal como na edição anterior da categoria, os militares lograram o feito batendo na concorrência o Interclube, segundo com três (3) medalhas de ouro, quatro (4) de prata e o mesmo número de bronze, ao passo que a Escola Dibondo Abrão ficou no terceiro posto com três (3) de ouro, duas (2) de prata e seis (6) de bronze.

Em femininos, a estreante Escola Dibondo Abrão é a campeã e destrona o Petro de Luanda, ao somar seis (6) medalhas de ouro, quatro (4) de prata e uma (1) de bronze, superando a Escola Rui Mingas, segundo colocado, com quatro (4) de ouro, uma (1) de prata e um (1) de bronze, ao passo que as petrolíferas quedaram-se no terceiro posto da tabela classificativa final, com três (3) de ouro, quatro (4) de prata e duas (2) de bronze.

Durante a ronda de hoje, os "rubro-negros" destacaram-se nos cinco mil metros (5.000 m), fruto da primeira posição ocupada por Avelino Sanganhala, com a marca de 16 minutos e 63 décimos, suplantando o fundista "tricolor" Bernardo Nanha, segundo posicionado, com o tempo de 16 minutos, 11 segundos e 40 décimos.

Maurício Ngongue, do Interclube, ficou em terceiro, ao perfazer o percurso com tempo de 16 minutos, 28 segundos e 55 décimos.

Na mesma distância em femininos, as militares tornaram a impor-se na pista com a corredora Segunda Catena, a vencer o trajeto com tempo de 20:37.16, seguida de Ana dos Santos, do Petro de Luanda, com o tempo de 22:19.08, enquanto Alice Pedro, da Escola Dibondo Abraão, ficou em terceiro, com 25:18.93.

Na prova dos 800 metros masculinos, o Interclube conquistou o ouro, com Valdemiro Ferreira à cortar a meta em primeiro, com o tempo de 02:01.06, secundado, por Domingos Jorge do Petro de Luanda, com 02:02.86, e o colega de equipa Carolito Celestino, que ficou em terceiro com 02:08.23.

Nos femininos, na mesma distância, o Petro de Luanda foi triunfante, após Madalena Sachindemba vencer, com o tempo de 02:28.89, seguida por Isabel Alberto, também do Petro de Luanda, com o tempo de 02:32.49. Já Lúcia Beno, do 1º de Agosto, posicionou-se em terceiro, com 2:28.89.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.