Por falta de dinheiro, a 61ª edição do São Silvestre de Luanda, época 2016, que acontece no próximo dia 31 de Dezembro, a partir das 18 horas, não contará com a presença de corredores estrangeiros que não estejam sedeados em Angola.

O evento a ser organizado pela Federação Angolana de Atletismo, em parceria com a empresa MRD Sport, e contará com dois mil atletas de ambos os sexos e de diferentes idades, com a corrida a incluir federados, amadores e atletas com deficiência.

A corrida de dez quilómetros terá o mesmo percurso das duas últimas edições. O ponto de partida será no largo da Mutamba, com chegada prevista no Estádio dos Coqueiros, passando-se pelo largo da Maianga, Avenida Revolução de Outubro, Túnel do Prenda, Rua Revolução de Outubro, Ho-Chi-Min, Heroínas, 1.º de Maio, Alameda Manuel Van-Dunen, Kinaxixi, Rua da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro, Baleizão, Manuel Fernando e Caldeira.

Este ano a prova recebeu um patrocínio de 4,5 milhões de kwanzas, pois a empresa petrolífera Total deixou de patrocinar o São Silvestre por motivos não revelados.
Mesmo assim, os prémios estão garantidos para os três primeiros classificados, embora a organização não revele os valores monetários que vai atribuir. Contudo, assegurou que será o mesmo para as classes masculina e feminina.

Quanto aos postos de abastecimento de água para os corredores da prova, estão garantidos cinco, sendo que a equipa de apoio distribuirá o líquido precioso a cada dois quilómetros e meio.
Para esta edição da corrida pedestre de fim-de-ano, a organização convidou 70 elementos, entre os quais atletas, treinadores e presidentes das Associações Provinciais da Modalidade. As despesas estão garantidas.

As inscrições para a prova encerram no dia 28 e custam 500 Kwanzas, podendo ser feitas em apenas três postos: na Federação Angolana de Atletismo, na Casa dos Desportistas e na Cidadela Desportiva.

A Sonangol, principal patrocinador da Federação Angolana de Atletismo, oferece anualmente 100 mil dólares a este órgão gestor da modalidade no país.