A 59ª edição da corrida do fim-de-ano "São Silvestre2014" contará com uma dezena de convidados especiais oriundos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O facto foi anunciado pelo presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Carlos Rosa, durante uma conferência de imprensa realizada numa unidade hoteleira de Luanda, tendo acrescentado que o objetivo é tornar o evento mais inclusivo.

Carlos Rosa afirmou que a FAA persegue igualmente um maior intercâmbio com as congéneres, além de pretender tornar o evento mais competitivo para potencializar “a marca São Silvestre no contexto regional”. O dirigente salientou que pela CPLP foram convidados Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, enquanto pela SADC marcarão presença a África do Sul, Lesotho, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe, cabendo à organização responsabilizar-se por um atleta de cada delegação.

Foi divulgado que os prémios se mantêm relativamente à edição de 2013, ou seja, serão premiados os 20 primeiros em masculinos e os 15 em feminino.

Para o primeiro classificado em masculino, a organização reserva 15 mil dólares (11,1 mil euros), enquanto a vencedora feminina arrecada 12 mil dólares (8,9 mil euros). A prova está orçada em 500 mil dólares (cerca de 370 mil euros).

O percurso da competição também não sofreu alteração. Com os mesmos 10 quilómetros, o tiro de largada terá lugar às 17h00 no largo da Mutamba, com passagem pelos largos Serpa Pinto, Maianga, Túnel do Prenda, largo das Heroínas, 1º de Maio, Avenida Manuel Van-Dunen, Kinaxixi, Rua da Missão, Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro e chegada no Estádio dos Coqueiros.

Antes da São Silvestre será realizada a tradicional corrida da família. De inscrição livre, espera-se pela participação de cidadãos nacionais e estrangeiros.