O último dia dos Campeonatos Europeus de pista coberta, em Glasgow, terá a presença de três portugueses no triplo salto, Nelson Évora, Patrícia Mamona e Susana Costa, com os dois primeiros a defenderem as medalhas de 2017.
Às 19:35, começará a final masculina, com o campeão em título, Nelson Évora, a tentar o seu terceiro triunfo consecutivo em pista coberta, algo que nunca aconteceu antes. O sportinguista foi o melhor na qualificação com 16,89 metros, mas deixa alertas.
“Não se podem tirar grandes ilações das qualificações, porque todas as provas são diferentes. Esta final é como as outras, a começar do zero. Mas o meu objetivo é alcançar o ouro”, referiu Nelson Évora.
Os seus principais adversários são o alemão Max Hess (16,81 esta época), o francês Rapinier (16,95) e Babayev, do Azerbaijão (16,81).
Pela primeira vez na história dos grandes campeonatos, a final feminina realiza-se de manhã, a partir das 10:00, com a presença das portuguesas Patrícia Mamona e Susana Costa.
Patrícia Mamona, apurada com 14,11 metros, mas com a marca de 14,44 como recorde nacional, defende a medalha de prata conquistada em 2017, mas a atleta quer mais.
“O ouro é o objetivo principal. Chegámos à parte mais engraçada da participação, que é a final. Todas temos seis saltos e podemos arriscar tudo sem receios. Competir de manhã será uma nova experiência, mas quero mais que a prata”, afirmou a atleta do Sporting.
Apurada no acesso direto por marcas (e também já com marca de qualificação internacional para o Mundial de Doha) ao saltar 14,28 metros, Susana Costa ascendeu ao lote das favoritas a lutar pelo pódio.
“Quero sentir-me realizada na final como me senti na meia-final. Essas são as minhas expectativas», referiu, recordando o segundo lugar na qualificação.
Programa dos portugueses
- Domingo, 03 mar:
10:00 Triplo (F) Patrícia Mamona final
10:00 Triplo (F) Susana Costa final
19:35 Triplo (M) Nelson Évora final
Comentários