O Ministério da Educação e Desportos (MED) e a Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) assinaram hoje, na Cidade da Praia, um acordo de cooperação institucional para implementação da iniciativa "Brincar ao Atletismo - Kids Athletics".

As duas instituições comprometem-se, através deste protocolo, a colaborar nos domínios da promoção, formação e reciclagem dos professores, técnicos e demais agentes desportivos, para educar as crianças para o desporto em geral e para o atletismo em particular.

Pretende-se com esta iniciativa, promover um estilo de vida equilibrado e saudável para a atracção e sensibilização dos potenciais atletas desportivos do amanhã.

Objectivos específicos, segundos os meandros do protocolo, visam oferecer as crianças um atletismo “atraente, acessível e instrutivo”, pelo que a FCA tem a missão de colaborar no programa de formação de professores, através da cedência de técnicos qualificados e apoio na preparação dos planos de formação e regulamentos do programa "Brincar ao Atletismo" - Kids Athletics.

Estimular a participação os docentes de Educação Física e Desporto Escolar em seminários, encontros de reflexão e de debates, sobre a problemática do treino e do enquadramento técnico, pedagógico e social dos jovens, nas suas estruturas de acolhimento são outros propósitos da FCA.

Este protocolo foi rubricado pelo director de Gestão e Planeamento do MED, Pedro Brito, e pelo presidente da FCA, Fernando Jorge Pinto.