A campeã de Cabo Verde dos 800 metros femininos, Nélida Moreira, promete revalidar este sábado o título no VII Campeonato Nacional de Atletismo, que se realiza na pista de tartan no Estádio Municipal Marcelo Leitão.

Atleta inscrita na Associação Regional de Atletismo de Santiago Sul, Nélida Moreira, que também aposta habitualmente nas provas de fundo, disse estar a atravessar um grande momento de forma e que partiu para a ilha do Sal com a ambição de conquistar mais um título.

Nélida Moreira assegura que se tem preparado com muita determinação, face a um trabalho considerado abnegado do seu treinador, e que vai mesmo mostrar toda a sua performance na pista para tentar bater a concorrência.

A este propósito, afirmou-se convicta de encontrar uma concorrência muito forte, ainda mais «fora de portas», mas que está muito preparada, quer física, quer psicologicamente, para revalidar o título.

Segundo o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana da modalidade, Alda Djaló, a prova conta com o concurso dos atletas campeões regionais em representação de quase todas as ilhas, à exceção do Maio, a única região desportiva que não realizou o campeonato regional.

A prova será disputada nas disciplinas dos 100, 200, 400 e 800 metros, masculinos e femininos, meio fundo (1.500 e 5.000 metros), salto em comprimento, salto em altura e lançamento de pesos.

Para este evento, que vai ter como palco, pelo terceiro ano consecutivo, a ilha do Sal, a organização espera a participação de aproximadamente 100 atletas em representação das regiões desportivas de Santo Antão (Norte e Sul), São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Santiago (Norte e Sul), Fogo e Brava.

Sob o lema “Formar campeões para a cidadania e vida saudável”, este VII campeonato de Cabo Verde de pista ao ar livre tem assegurado o concurso dos melhores atletas do país.