A antiga maratonista portuguesa Rosa Mota é a figura de cartaz da VII edição da Corrida da Liberdade, prova instituída pela Câmara Municipal da Praia e que anualmente se realiza a 13 de janeiro na capital cabo-verdiana.

Segundo apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, que se vai ocupar da parte técnica, a corrida vai contar com o concurso dos melhores atletas de Cabo Verde, tanto a nível olímpico como paralímpico.

Considerada a prova que engloba o maior número de participantes, atletas federados e não federados, assim como associações juvenis, clubes, militares e diferentes estabelecimentos do ensino, a Corrida da Liberdade é disputada na distância dos 14 quilómetros.

Campeã da Europa, em 1986, do Mundo, em 1987, e Olímpica, em 1988 (Seul), Rosa Mota afigura-se, ainda hoje, como a melhor atleta portuguesa de todos os tempos.

Instituída em 2009, a Corrida da Liberdade já trouxe a Cabo Verde figuras do mundo desportivo a nível mundial como Eusébio “Pantera Negra” e o próprio presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, numa comitiva que deu o pontapé de saída deste evento e da qual ainda integrava o ex-futebolista Pedro Mantorras.