O ugandês Robert Chemonges e a Argelina Riham Senani conquistaram hoje a medalha de ouro da meia maratona dos I Jogos Africanos de Praia em Santa Maria, com o cabo-verdiano Ruben Sança a cortar a meta em quinto lugar.

Robert Chemonges que cortou a meta com otempo de 01:04: 48 segundos, assumiu desde cedo a liderança partilhada com o queniano Mneria Charles que, entretanto, perdera terreno a meio do percurso, ficando com a medalha de prata, 01:05:24, tendo Mumim Bou, de Djibuti, completado o pódio, medalha de bronze, com o tempo de 01:06:12.

Já o cabo-verdiano Ruben Sanca, proveniente dos Estados Unidos da América, foi o quinto classificado, logo atrás do Lesoto, em 01:10:18.

O vencedor da primeira medalha de ouro em meia maratona dos Jogos Africanos de praia, Robert Chemonges, manifestou toda sua alegria pelo triunfo conquistado no solo cabo-verdiano, ante uma “forte concorrência da legião africana” e destacou a organização e o país de acolhimento.

Já na prova feminina, Riham Senani, da Argélia arrebatou o ouro com o tempo de 01:18:20, seguida de Haitope Lavinia, da Namíbia (01:19:06) e da ugandesa Priscilla Chelangat (01:20:25).

Edena Lima, atleta crioula nesta prova feminina, classificou-se no 13º lugar com o tempo de 01:34:29.

Riham Senani também estava muito contente pelo êxito, alegando que a luta foi dura e difícil, mas que vinha trabalhando há muito pelo sucesso.

De acordo com a organização, a prova masculina contou com o concurso de 24 atletas em representação de 34 países, ao passo que a meia maratona feminina teve a participação de 20 concorrente de outros tantos países.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.