Ekiru detinha o sexto melhor registo de sempre na maratona, com a vitória em Milão, em 2021, com o tempo de 2:02.57 horas. Todas as suas marcas a partir desse momento são anuladas, numa suspensão que só terminará em 2031.
O atleta continua a participar e a impressionar em várias provas de atletismo e, no seu discurso, não deixou de agradecer ao Sporting, o clube de sempre.
Inês Henriques capitalizou a abertura dos 50 quilómetros marcha às mulheres para chegar aos títulos mundial e europeu, então já com uma carreira feita, sendo também vítima do desaparecimento desta distância dos calendários das grandes competições.
Atleta portuguesa estabeleceu, a 15 de janeiro de 2017, em Porto de Mós, um novo recorde do mundo da distância (04:08.26 horas), que viria a melhorar sete meses depois, a 13 de agosto, quando se sagrou campeã mundial.
O ex-velocista, de 44 anos, referiu que uma das coisas que mais o preenche nos dias de hoje é estar com crianças e jovens de forma a ajudá-los a perseguir os seus sonhos.
O triatleta português esteve sempre nos lugares de decisão nos segmentos de natação e ciclismo, tendo mesmo chegado à transição para a corrida no primeiro lugar.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.