BAI Basket: 1º de Agosto a duas vitórias do título em Angola

O 1º de Agosto necessita de duas vitórias nos três últimos jogos que lhe restam para reconquistar o título angolano de basquetebol sénior masculino, perdido em 2011 para o Petro de Luanda.

Líderes da série A (constituída por quatro equipas que discutem o troféu) com 16 pontos, os “militares”, caso vençam dois encontros e percam um, atingirão 21 pontos, números impossíveis de serem alcançados por qualquer outra formação, pois o segundo classificado (Libolo com 14 pontos), ainda que ganhe os restantes três desafios, chegará somente aos 20 pontos.

Caso conquiste os seis pontos em disputa, o 1º de Agosto sagra-se campeão com 22 pontos.

No entanto, as possibilidades de os “libolenses” revalidarem o título conquistado em 2012 não estão esgotadas, uma vez que três vitórias suas e dois desaires dos atuais comandantes do campeonato colocariam as duas formações em igualdade pontual (20 pontos), devendo recorrer-se a uma finalíssima para se encontrar o campeão da época 2013, de acordo com os regulamentos.

Num comunicado datado de 15 de abril último, a Federação de Basquetebol esclarece, na sua alínea b, que excecionalmente, na final em caso de igualdade de pontos entre as duas equipas melhores classificadas da série A, para a decisão do título, a forma de desempate será encontrada por intermédio de uma finalíssima.

Por sua vez, o Petro de Luanda (3º com 13 pontos) e Interclube, (quarto com 12), estão quase arredados da luta pelo título, pois vencendo todos os jogos somarão 19 e 18 pontos, respetivamente, sendo ainda assim igualado (Petro) ou superado (Inter) pelo 1º de Agosto, mesmo este perdendo todos os encontros.

Os “militares” têm 16 pontos e a derrota dá direito a um ponto no basquetebol, pelo que somente o Libolo (14 pontos) poderá ultrapassá-lo em caso de três vitórias.

A quarta e última volta do campeonato angolano inicia quinta-feira com os desafios Petro-1º de Agosto, no pavilhão anexo à Cidadela, e Interclube-Libolo, no pavilhão 28 de Fevereiro.

No dia 18 jogam Interclube-1º de Agosto (28 de Fevereiro) e Libolo-Petro (Dream Space), enquanto o fecho da prova está previsto para 21 de maio com os encontros 1º de Agosto-Libolo, no pavilhão do Rio Seco, e Petro-Interclube, no anexo à Cidadela.