O 1º de Agosto disputa esta noite a passagem à final da 21ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol feminino frente ao First Bank da Nigéria, no pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda.

Com início marcado para as 20h30, o desafio vai opor duas das melhores formações do torneio com percursos diferentes, sendo que a equipa angolana é a única invicta na competição.

Depois de espalhar classe no grupo A, fazendo o pleno em cinco partidas, o 1º de Agosto eliminou, nos quartos-de-final, o INSS do Congo Democrático por, 69-42, num desafio em que pareceu ter encontrado já uma forma físico-técnica que lhe possibilite enfrentar com maior naturalidade a meia-final, enquanto o First Bank passou pelo INJS dos Camarões, por 59-43.

A eficácia no jogo exterior, além da melhoria defensiva, é um dos indicadores que traz certo alento ao clube do "Rio Seco", aspirante à conquista do troféu.

Jaime Covilhã e comandadas, advinha-se, terão o maior teste na competição, tendo em conta o potencial do adversário, comparativamente aos até então defrontados.

As nigerianas têm, entre outras referências, a MVP do último Afrobasket (2015), a senegalesa Aya Traore, mas, no entanto, as angolanas têm a sua compatriota Maimouna Diarra, igualmente campeã africana pelo Senegal este ano.

O 1º de Agosto tenta a sua nona final nesta competição em que conta apenas um título.