O jogo entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda para as meias-finais da 30ª edição da taça dos clubes campeões africanos de basquetebol masculino é uma reedição do embate de 2011 em Marrocos.

Efetivamente, o percurso que estas formações fizeram até hoje no torneio que decorre no pavilhão do Kilamba é uma repetição de Salé2011 no Marrocos.

Tal como agora, ambas ficaram no mesmo grupo da primeira fase e o 1º de Agosto venceu o confronto entre si (90-69). Na altura, os "militares" venceram o grupo sem derrotas e os "petrolíferos" foram terceiros do grupo com duas derrotas (outra foi diante Es Sahel da Tunísia, por 76-86).

Na fase a eliminar, depois de bem-sucedidas (como agora em Luanda), 1º de Agosto e Petro voltam a cruzar nas meias-finais no dia 20 de Dezembro também no último jogo do dia.

Há quatro anos em Salé (Marrocos), o 1º de Agosto venceu por 91-82 com parciais de 22-17, 25-18, 22-13, 22-14.

Esta noite estarão em campo nove títulos continentais. O 1º de Agosto é o maior vencedor da competição, tendo já arrebatado oito troféus em 11 finais que participou. O seu íltimo titulo foi conquistado há dois anos. Na edição passada porém, ficou relegado do pódio ocupando o modesto 6º lugar.

O Petro de Luanda, campeão africano em 2006, não sendo um participante regular, já chegou em sete vezes ao jogo do título. Na sua última participação foi finalista vencido em 2012, perdendo a final com o seu adversário de hoje.

Na outra chave, o recreativo do Libolo apresenta-se claramente em vantagem em relação ao Far Rabat de Marrocos. Além do título que conserva de 2014, foi medalha de bronze em 2013 e foi sétimo em 2011.

Já os marroquinos vão inscrever pela primeira vez a presença nesta etapa da competição. a última vez que uma formação daquele apis do norte do continente chegou tão longe foi em 2011 através do AS salé, que perdeu a meia-final para o ES Sahel da Tunísia por três pontos (78-81).