O 1º de Agosto enfrentou esta terça-feira dificuldades para vencer a Marinha de Guerra, por 83-68, em partida da primeira-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, no pavilhão Vitorino Cunha.

Os militares, que desde cedo deram mostras de superioridade, não tiveram vida fácil e encontraram um adversário destemido nos primeiros 10 minutos. Terminaram o primeiro quarto com vantagem de apenas quatro pontos (13-17).

Apesar da dinâmica da Marinha manter-se até ao segundo quarto, os rubro-negros conseguiram despertar a tempo, daí que inverteram o marcador ao intervalo, com o triunfo de 36-28.

Do lado da formação de Paulo Macedo despontavam os bases Carlos Cabral, Nowa Manuel, Osvaldo Castro e o extremo Herlânder Tavares, que demonstravam mais habilidades conseguiam ameaçar a eficácia e experiencia dos veteranos Kikas Gomes, Armando Costa, Miller Gomes.

A partir daí, a Marinha, embora conseguia apanhar os anfitriões em “contra pé”, já não teve bagagem para desarmar a liderança do 1º de Agosto que os derrotou no terceiro quarto, por 59-51, e dilatou o resultado no quarto e último tempo, por 83-68.

Ficha técnica

Sob arbitragem de Francisco Pacheco, coadjuvado por Fernando Seco e António Samuel, as equipas alinhara da seguinte forma:

1º de Agosto: Francisco Sousa (09), Edson Ndoniema (15), Armando Costa (08), Jorge Tati (02), Felizardo Ambrósio (07), Kikas Gomes (08), Mutau Fonseca (04), Tarcio Domingos (00), Hermenegildo Santos (06), Islando Manuel (16) e Mohamed Malick(08).

Técnico: Ricardo Casas.

Marinha de Guerra: Osvaldo Castro(06),Carlos Cabral(13),Nawa Manuel (17), Silvio Doria (03), Valdir Gonçalves (00), Aguinaldo Jaime (04), Herlander Tavares (08), Joaquim Nunda (02), Edson Hilukuilua (02), Ludjero Galiza (04) e Jose Fula (07).

Técnico: Paulo Macedo.

O confronto da segunda-mão marcada para o dia 22 do corrente, 18 horas, no mesmo reduto.