O base do 1º de Agosto Emmanuel Quezada está entre os cinco melhores jogadores da AfroLiga em basquetebol, cuja "final four" disputa-se de 24 a 26 de Maio, no Pavilhão do Kilamba, em Luanda, anunciou a FIBA-África.

Numa avaliação divulgada sexta-feira, tendo como base a fase dos quartos-de-final, também designada por “Elite 8”, o dominicano naturalizado norte-americano contribuiu decisivamente para a permanência da sua equipa até a esta etapa da prova.

Seu desempenho ficou fundamentalmente marcado na eliminação, nos quartos-de-final, de outra equipa angolana, o Petro de Luanda, com vitória dupla de 74-57, dia 5 de Abril, na segunda “mão”, no pavilhão do Kilamba, e na primeira “mão”, dia 22 de Março, por 70-57, no Pavilhão da Cidadela.

Com 23,5 pontos e 6,5 assistências em dois jogos, Manny Quezada é dos jogadores mais valiosos desta competição africana de clubes.

A lista íntegra ainda: Maodo Malick Nguirane (Jeunesse Sportive Kairouanaise da Tunísia), James Justice Jr (Smouah SC do Egipto), Wayne Arnold (Association Sportive Sale de Marrocos) e Todd O'Brien (Al Ahly do Egipto).

Recorde-se que nesta última fase da prova com quatro concorrentes figuram as formações do 1º de Agosto (Angola), Smouha Sporting Club (Egipto), Association Sportive Sale (Marrocos) e Jeunesse Sportive Kairouanaise (Tunísia).

Dos nomeados que concorrem ao título de "MVP" do torneio três continuam em competição, nomeadamente Manny Quezada, Maodo Malick Nguirane e Wayne Arnold.