O base Hermenegildo Santos foi afastado da seleção nacional sénior masculina de basquetebol, que de 8 a 16 de setembro, no Senegal e Tunísia, disputará a 29ª edição do Campeonato Africano da modalidade Afrobasket2017.

De acordo com uma notícia publicada na edição desta quinta-feira do Jornal de Angola, o atleta, que milita no Clube Desportivo 1º de Agosto, foi preterido por opção técnica, mas seguiu viagem com o grupo para Dakar (Senegal) por não ter sido afastado de forma oficial no país.

Gildo Santos foi lançado no Africano de 2013, prova na qual se sagrou campeão, na era do técnico Paulo Macedo.

Eis a lista dos 12 basquetebolistas que vão defender as cores da bandeira nacional: Sílvio Sousa, Gelson Gonçalves (Lukeny), Leandro Conceição, Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Leonel Paulo, Reggie Moore, Carlos Morais, Roberto Fortes e Yanick Moreira.
Responsável Federativo convicto no resgate do título africano

O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para a Arbitragem, Fernando Pacheco, está convicto que a seleção nacional sénior masculina vai conquistar a 29ª edição do Afrobasket2017.

Segundo o responsável, que falava hoje (quinta-feira), à margem da VI edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol da segunda divisão, que decorre em Malanje, para além dos veteranos, a seleção conta atualmente com jovens promissores, combinação esta que na sua visão irá permitir resgatar o título africano perdido na última edição para a Nigéria.

A par disso, Fernando Pacheco precisou ter havido um importante trabalho de preparação por parte da seleção, direcionado ao aprimoramento dos aspetos técnicos e táticos, o que faz antever a reconquista do Afrobasket2017.

Quanto a participação de dois árbitros angolanos ao certame, nomeadamente António Bernardo e David Manuel, o Vice-presidente para arbitragem da FAB, disse estar igualmente confiante numa representação condigna dos mesmos, por serem dos melhores do país e com maior tarimba nestas lides.

Com a realização conjunta do Senegal e da Tunísia, a 29ª edição do Afrobasket decorre de 8 a 16 deste mês.

Angola figura no grupo B, ao lado das seleções do Uganda, Marrocos e República Centro Africana (RCA).

Angola estreia-se sexta-feira na competição diante do Uganda (21 horas). Jogará ainda com as similares de Marrocos (sábado) e Republica Centro Africana (domingo).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.