O Pavilhão Multiuso do Kilamba alberga sábado o primeiro jogo de basquetebol do seu historial, quando jogarem Petro de Luanda e 1º de Agosto, em jogo de acerto à segunda jornada do Bai Basket.

Construído particularmente para receber o Mundial de hóquei em patins, em 2013, o recinto será palco do confronto entre as duas maiores equipas do basquetebol angolano.

O jogo visa festejar também o aniversário do Ministério da Juventude e Desportos, que se assinala no próximo dia 11, motivo pelo qual não foi disputado na data inicialmente prevista (dia 1 de fevereiro).
No entanto, as duas equipas vão “lutar” pela vitória, com ligeira vantagem para o 1º de Agosto, que possui um conjunto mais homogéneo e compacto, fruto do tempo em que os seus jogadores actuam juntos.
Por outro lado, é a equipa mais representada na seleção nacional, campeã africana.
O Petro de Luanda, sem Carlos Morais, que se transferiu para o Libolo, mas com os regressados Roderick Nealy e Roberto Fortes, encontra-se numa fase de adaptação, tendo em conta à saída e entrada de jogadores.
Ainda assim, a rivalidade entre ambas pode anular qualquer vantagem técnica ou táctica e dar lugar à motivação momentânea dos intervenientes.
Os “militares” ocupam a segunda posição do campeonato nacional com 19 pontos, ao passo que os “petrolíferos” posicionam-se no sétimo lugar. O Libolo lidera a prova com 22 pontos.