O Petro de Luanda recebe, na noite de sexta-feira (18h00), no pavilhão da Cidadela, o 1º de Agosto, em partida da primeira jornada da 4ª volta do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, numa altura em que pode substituir o adversário no topo da classificação, caso vença os desafios da dupla ronda e os "agostinos" percam.

O Petro ocupa a segunda posição com 44 pontos, menos dois que o líder 1º de Agosto, e reforçou-se para este turno da prova com Carlos Morais, ex-Siena, da segunda liga italiana, que regressa ao clube onde iniciou a carreira.

Com a integração do extremo e a jogar na condição de visitado, o conjunto “petrolífero” afigura-se mais competitivo, pois ganha certa qualidade e experiência, colocando-se em melhores condições para ultrapassar o “arqui-rival”, que não vence desde a ronda inaugural.

A formação do “Eixo-viário” ganhou o primeiro duelo da época entre ambos e perdeu na 2ª e 3ª volta.

Além do clássico de sexta-feira, os “tricolores” terão pela frente, sábado, a frágil formação da Universidade Lusíada, enquanto os “militares” defrontam o Atlético Sport Aviação (ASA) no jogo mais equilibrado da segunda jornada da quarta volta.

Eis a dupla ronda:

Sexta-feira (1ª jornada da 4ª volta)

Vila-Desportivo Kwanza, 15h, pavilhão 28 Fevereiro
Helmarc-Marinha, 16h, pavilhão Multiusos
Inter-Lusíada, 18h, pavilhão 28 Fevereiro
Petro-1º de Agosto

Sábado (2ª jornada)

Desportivo Kwanza-Helmarc, 16h, 28 Fevereiro
Marinha-Inter, 16 pavilhão Victorino Cunha
Lusíada-Petro, 16h, pavilhão Anexo
ASA-1º de Agosto, 18h, pavilhão Multiusos

A quarta e última volta da fase regular disputa-se de 1 a 29 de Março, seguindo os quartos-de-final, de 9 a 13 de Abril. As meias-finais estão previstas para 17 a 26 de Abril e a final de 30 de Abril a 13 de Maio.

O 1º de Agosto é o detentor do título.