A 38ª edição do BIC Basket, época 2015/ 2016, arranca no dia 20 de novembro próximo, cujo sorteio será realizado nas próximas semanas pela direção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Nesta fase da dança das transferências, enquanto os clubes aguardam pelo sorteio, também trabalham com a intenção de começar e terminar a prova com o ‘pé direito’, com realce para o Petro, equipa que já luta para conseguir o 11º título no campeonato.

Para não dar trunfos aos outros concorrentes, os petrolíferos da capital não param de medir a pulsação dos jogadores novos e antigos, por isso, têm realizado vários jogos de controlo para corrigir as falhas com antecedência.

O clube mais titulado do BIC Basket, 1º de Agosto, com 17 troféus, não renovou o contrato com alguns jogadores, assim como com o extremo-poste norte-americano naturalizado angolano, Reggie Moore, que já faz parte do plantel da equipa rival, Petro de Luanda.

De recordar que a 37ª edição do BIC Basket, decorreu de 21 de novembro de 2014 a 16 de junho de 2015, dia da criança africana, comemorada pelo detentor do título, Petro de Luanda.

Um milhão e quinhentos mil Kwanzas, cerca de 15 mil dólares norte-americanos ou 13 mil euros, foi o prémio atribuído ao detentor do título da época passada, Petro de Luanda, enquanto o vice-campeão, Libolo, recebeu 10 mil USD, quase nove mil euros, aproximadamente um milhão de Kwanzas.

Tendo em conta a crise económica que o país vive nos últimos meses, ao que tudo indica, o patrocinador oficial do campeonato angolano, Banco BIC, poderá reduzir os prémios monetários para os dois vencedores da época 2015/2016.

Por outro lado, o treinador camaronês do Petro, Lazaré Adingonó, que dirigiu a seleção do seu país no último Afrobasket já se encontra em Luanda ao comando técnico da equipa campeã.

Além dos rivais, Petro e 1º de Agosto, na lista dos vencedores do BIC Basket constam três equipas com dois títulos cada, trata-se do Atlético Sport Aviação (ASA), Recreativo do Libolo e o Sporting de Luanda.