Uma delegação desportiva angolana visita este fim de semana, os Estados Unidos da América, para colher experiência dos responsáveis e instituições do basquetebol deste país.

O facto foi avançado hoje, em Luanda, à imprensa pelo integrante da comitiva e consultor do ministro da Juventude e Desportos Miguel Xisto, que afirmou tratar-se da resposta a um convite da NBA Hall-Star Games.          

A viagem para Houston acontece hoje e os responsáveis vão permanecer em terras americanas pelo menos oito dias, e terão contactos com dirigentes, treinadores e jogadores da modalidade, para consultas e troca de experiências.

«Acho que será uma viagem interessante e de mais-valia para o nosso país, tendo em conta as potencialidades dos norte-americanos nesta disciplina e no desporto em geral», disse.     

Fazem ainda parte da delegação, o presidente eleito da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, e o técnico do Ministério da Juventude e Desportos, Matuzolele Ernesto Mulato.

Angola, pela sua trajetória, é a maior potência do basquetebol no continente africano, com 10 troféus conquistados nos seniores masculinos, sendo também a atual campeã africana.