Serge Ibaka, congolês naturalizado espanhol, tinha um acordo verbal para representar a equipa de basquetebol sénior masculina do Interclube em 2006, informou o próprio à Angop, em Luanda.

O poste de 23 anos, que falava domingo durante projeto da Sprite e NBA África, de descoberta de novos talentos, explicou que os contactos com a formação da “polícia” deram-se na África do Sul em 2006, numa altura em que representava a seleção júnior do seu país.

«Já tinha chegado a um acordo verbal com o treinador Sousa (referindo-se ao atual técnico adjunto do Interclube Manuel Sousa "Necas”), mas pela demora consegui visto para Europa e optei pela Espanha», explicou, salientando que tem família em Angola.

Serge Ibaka, 2,08 metros, finalista vencido da NBA em 2012 pela equipa dos Oklahoma City Thunder, foi considerado um dos melhores defensores da prova.

O atleta, que considera a seleção angolana como a melhor em África, conquistou a medalha de prata nos jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pela Espanha.