A fase final da 37ª edição do Campeonato angolano de basquetebol sénior masculino voltará a ser disputada no sistema de "play-offs", apurou a Angop, em Luanda, no encontro entre a federação angolana da modalidade e clubes.

Na reunião realizada na quinta-feira passada, que contou com representantes de oito dos 10 clubes inscritos para a prova, foi discutida e aprovada os moldes de disputa, onde se destaca o retorno aos “play-offs”.

A prova será realizada em duas fases, regular e final (esta última dividida em três), com base nas regras da FIBA, com excepção dos já habituais 12 minutos em quatro quartos, desqualificação dos jogadores com seis faltas, cinco faltas colectivas penalizadas com lances livres.

Outra inovação é a alteração de dois para três o número de descontos em cada etapa (primeira e segunda parte).

Na fase regular as dez equipas vão se defrontar no sistema de todos contra todos a duas voltas.

As seis melhores classificadas, com base na pontuação, constituirão o grupo A e jogarão entre si a uma volta. A equipa vencedora se qualificará para etapa decisiva, beneficiando de um ponto de bonificação e com as outras quatro melhores classificadas formando uma nova série.

As cinco formações vão se defrontar no sistema todos contra todos a uma volta e as quatro com maior número de pontos transitam para os “play-offs”, a melhor de cinco partidas nas meias-finais e de sete na final.

O Recreativo do Libolo é o campeão em título.